Desastre

Fortes chuvas causam pelo menos 42 mortes em Bangladesh e Índia

Milhões de pessoas estão desabrigadas ou isoladas na região

Autoridades tentam o resgate de milhões de pessoas isoladas e desabrigadas
Autoridades tentam o resgate de milhões de pessoas isoladas e desabrigadas |  Foto: Reprodução/Redes Sociais
 

Raios e deslizamentos de terra causaram pelo menos 25 mortes em Bangladesh durante o final de semana. Outras milhares de pessoas ficaram desabrigadas ou isoladas devido às fortes chuvas de monção nas partes baixas do nordeste do país segundo as autoridades locais.

Segundo informações divulgadas pela polícia neste domingo (19), pelo menos 17 pessoas morreram no Estado indiano vizinho de Assam durante os temporais que assolaram a região durante todo o mês.

Rios em Bangladesh subiram a níveis perigosos à população. O escoamento das fortes chuvas atingiu as montanhas e causaram estragos, piorando ainda mais a situação. As informações foram divulgadas por Arifuzzaman Bhuiyan, chefe do Centro de Previsão e Aviso de Inundações.

O Exército local precisou deslogar milhares de policiais e soldados para diversas regiões do país a fim de somar esforços nas buscas e resgates de sobreviventes. Pelo menos 100 mil pessoas foram resgatadas até o momento - um afago diante das mais de quatro milhões de pessoas isoladas.

Autoridades regionais disseram que cerca de três milhões de pessoas perderam tudo e estavam desalojadas, enquanto pelo menos 200 mil permaneciam em abrigos improvisados providenciados pelo governo em terrenos elevados e fora de riscos.

Bangladesh e Índia vêm sofrendo com o clima extremo crescente nos últimos anos, causando danos em larga escala. Ambientalistas alertam que as mudanças climáticas podem levar a mais desastres, especialmente em Bangladesh, um país de baixa altitude e densamente povoado.

< Flamengo sucumbe à pressão do Atlético-MG e perde mais uma fora Tá de deboche! Empresário de Paulo Sousa zoa Flamengo após derrota <